Quanto tempo estudar por dia pra se passar no vestibular de medicina?
- Maria Eduarda Santana
- 24 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Esta é uma das perguntas que mais venho recebendo. Será se vale a pena passar o dia todo sentado estudando? Além disso, é necessário? Bom, infelizmente, é difícil responder tal questão. Costumo perguntar: “Quanto tempo você está disposto?”.
Quando se pensa num vestibulando de medicina, logo se pensa naquele sujeito de óculos, sério, estudioso desde a infância, que sempre teve as melhores notas da classe, e que possivelmente estuda muito, muito, muito tempo por dia! Não vou mentir, no meu caso não foi diferente. Eu sempre fui estudioso no colégio (pelo menos pensava que era – depois fui ver que apenas enganava, rsrs). Mas, ao longo da faculdade, conheci muitos amigos, e alguns deles admitem que nunca foram de gastar tanto tempo estudando diariamente (Nem tudo parece estar perdido!). Conheci inclusive um amigo que já foi reprovado quando criança na escola – segundo ele, quando escolheu fazer medicina, seus colegas e até mesmo familiares não acreditaram muito no seu potencial, mas seu pai o encorajou, elevou sua autoestima, e deu tudo certo, conseguiu passar, e hoje já está quase se formando!!
O ponto onde quero chegar é que as pessoas são diferentes, mas pra se passar pra um curso tão concorrido como este, é fato que algo em comum todos devem ter: Conhecimento. Lógico que uns têm mais facilidade para aprender e demandam menos tempo de estudo, outros são mais nervosos e ansiosos, o que acaba deixando-os menos seguros, outros são inteligentes e nem estudam tanto, e por aí vai... Há inúmeros exemplos de pessoas diferentes, com maneiras diferentes de se comportar, mas que conseguiram o mesmo sonho: passar no vestibular de Medicina. Logo, apenas o tempo de estudo parece ser algo pouco eficaz pra se medir o grau de preparação de uma pessoa. Eu diria que o melhor mesmo é saber como você está indo em relação aos demais concorrentes – o que você pode fazer olhando nas notas dos simulados do seu cursinho,dos antigos ENEMs, etc.
O que posso afirmar com convicção é: cansaço demais não vale a pena. Cobrança demais também não. É necessário, com certeza, saber equilibrar a cobrança, o estudo e o tempo de lazer – mesmo que este seja pouco no momento; mas ele deve existir!!! Sua mente vai trabalhar com muito mais eficiência se estiver menos estressada. Você terá melhores resultados se estiver exposto a menor pressão mental... Pense e reflita você mesmo qual é o seu tempo.. Boa sorte!
-- Depoimento de Guilherme Wallace - (estudante de Medicina da UNIRIO e dono da página "Vou ser médico")
Para mais depoimentos curta nossa página!
Curta também a página do "Vou ser médico"!
Comments