top of page

Como você vê a universidade?


Como você vê a universidade?


É uma possibilidade de desenvolver suas habilidades. Se envolver academicamente com o que se é apaixonado. Encontrar pessoas de interesses comuns aos seus.


Você acha que faltam informações sobre as faculdades e sobre os cursos de cada faculdade (incluindo diferenças entre cada uma)?


Arrisco dizer que é impossível ter uma boa noção sobre um curso, sem cursá-lo efetivamente, contando apenas com as informações dispostas na internet ou em amostras de faculdades. Nem mesmo conversar com o coordenador do curso e assistir à uma aula foi útil para mim. Mesmo cursando, os primeiros anos são muito inconclusivos, e a maioria dos alunos continua com muitas dúvidas.


Você tem certeza sobre o seu curso? Sente-se segura? Se sim, porque?


Não, e também não. Faço Engenharia Elétrica, e ainda no primeiro período, a ideia que se tem sobre o curso é muito vaga. Embora eu goste das matérias que estudo, são o embasamento teórico de matemática e física, são uma realidade muito distante do que vou ter contato mais para frente.


Você falou com alguém que faz a faculdade que você quer estudar? Se sim, isso ajudou? Por que?


Não tive contato com os alunos, mas conversei com o coordenador do curso e assisti à algumas aulas da cadeira de Introdução à Engenharia Elétrica. Não me ajudou muito. Os números sozinhos não faziam real sentido para mim, a quantidade de professores com doutorado, o número de matérias, a idade do curso, o ranking nacional, e pouco, ou quase nada, relacionado ao que eu iria estudar e fazer lá dentro.


Você sabe as diferenças entre os cursos de cada faculdade na área que quer atuar? Tem ideia de como são as aulas? Se sim, como conseguiu essas informações? Se não, acha que isso influencia (positivamente ou negativamente) na sua escolha?


A verdade é que não faço ideia das diferenças, o que é vergonhoso. Não procurei por essas informações e me restringi à universidade da minha cidade. Mas acredito que a influência seria, com certeza, positiva. As variações são muitas e, assim, é possível encontrar o curso que mais se adequa aos seus interesses.


-- Entrevista feita com Camila Machado (atual estudante de Engenharia Elétrica na UFCG)


Para mais entrevistas curta nossa página!





Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Destaque
bottom of page