top of page

Uma engenheira na USP


Fiquei em dúvida entre contar aqui um pouco de como foi a minha escolha e contar sobre a vida na Poli. Portanto, decidi fazer um pouco de cada! Hahahah


Durante muito tempo eu tive duvida em relação a qual carreira seguir. Comecei o ensino médio querendo direito (adorava aquelas corujas), depois mudei para medicina (House rules) e por depois, ouvindo vários ‘’Nossa, você é muito boa em matemática e física!” decidi ir para a área de Engenharia.


No ultimo ano do colégio, depois do árduo trabalho de escolher o curso, tive que escolher a faculdade. Morava muito bem na Bahia ouvindo Parangolé. Entretanto, havia olhado que as melhores faculdades de engenharia ficavam no Sudeste. Depois disso, passei pelo dilema que muitos vestibulandos devem passar: ``Ficar perto de casa ou ir para fora?``. Decidi que, tomando as rédeas da minha vida, eu deveria ir para fora. Afinal, eu não ia ficar em casa pra sempre! Então porque não sair logo?


Sair de casa com 17 anos parece ser uma coisa assustadora, principalmente para ir para um lugar sem parentes. Procurar apartamento sozinha, andar em uma cidade desconhecida, sair sem conhecer ninguém. Sim, dá medo, mas eu admito que foi a melhor experiência que eu passei e não voltaria atrás.


Foi assim que eu entrei na Poli-USP. Claro, no primeiro dia de aula deu aquele frio na barriga “Sera que so tem homens fazendo engenharia aqui??”. Para meu alivio tinha bastante mulher também! Eu não sabia como funcionava o transporte, alimentação, horários, provas, nada. Uma típica bixete perdida. Por isso quero compartilhar um pouco da USP aqui.


O transporte na USP é feito por meio dos circulares da faculdade e de vários ônibus que rodam internamente. Ambos os circulares passam no metrô, o que facilita muito para os alunos que não moram perto do campus. Também alguns ônibus que passam por dentro e vão para Campinas e outras cidades próximas. Em relação aos circulares, os alunos podem andar de graça com o cartão Busp (sim, de graça, a não ser que você seja daqueles que perdem o cartão depois de 3 meses).


Em relação a moradia, assim como muitos outros estudantes, eu decidi dividir apartamento com pessoas do curso. Há muitos grupos de Facebook de pessoas procurando apartamento e pessoas com vaga, e foi assim que eu escolhi onde morar! A USP também tem um local de moradia para estudantes chamado CRUSP, entretanto, para entrar é preciso pedir solicitação e comprovar renda. Existem boatos que é mais díficil conseguir vaga no CRUSP do que passar na faculdade de fato hahahahah mas, boatos a parte, o auxílio em dinheiro é até tranquilo de conseguir.


Dentro da USP há vários restaurantes, inclusive os restaurantes universitários (bandejão). Há 3 bandejões dentro da USP onde você pode comer por R$1,90 e, sim, a comida é boa! kkkkkk cada bandejão tem um cardápio do dia diferente, então você sempre pode fugir do que tem peixe e ir para outro! E, se você for muito sortudo, você vai acabar indo no dia que a sobremesa é sorvete. Fila? Sim, as filas sao enormes, mas sempre tem os horarios estratégicos. Ou seja, se você chegar 11h, possivelmente so vai passar cerca de 5-10min esperando. Mas caso você chegue 12h30 (porque atrasou falando com o professor), coitado, pode sentar e esperar 40min. Ou você sempre pode optar pelos restaurantes a quilo espalhados na faculdade ou mesmo pelas varias lanchonetes (alô galera do Minerva!), sim, se você for para Poli o Minerva vai te salvar muitas vezes.


A cidade universitária (onde fica a Poli e a maioria dos cursos da USP, com exceção de Direito e Medicina) é enorme. A Poli oferece 13 engenharias diferentes, e eu entrei em Engenharia Elétrica. A grade curricular logo no inicio do curso é bem pesada e bem similar entre todas as engenharias. Algumas diferenças: as pessoas que entram em engenharia elétrica e engenharia da computação tem aula de computação em linguagem C, enquanto as outras têm em linguagem Phyton. Modesta a parte, achei C mais difícil.


Enfim, depois de contar um pouco dessa vida louca da Poli só tenho mais algumas coisas para dizer: não se assuste com as coisas escritas no banheiro feminino, respeite a Nossa Senhora do 5,0 (Cinco Bola) se quiser passar, cuidado com os Nabos nas provas e, por fim, apesar da cultura do Red Bull 24h, lembre que a Poli é sempre muito amor <3

-- Depoimento de Maria Eduarda Santana (aluna de Engenharia Elétrica da Poli-USP)

Para mais depoimentos curta nossa página do Facebook!


Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Destaque
bottom of page