top of page

Enem x Tempo

Não sabe como organizar o seu tempo no segundo dia de Enem?? Escute uma das veteranas da nossa Rede que tirou mais de 800 pontos (160 acertos) no último Enem e passou para deixar a dica!


No início eu tinha muita dificuldade em organizar meu tempo no segundo dia, sempre faltavam algumas questões de matemática ou eu não tinha tempo suficiente para revisar a redação. Depois de alguns simulados eu desenvolvi uma estratégia que funcionou bem para mim e vim compartilhá-la aqui:


--> [20 min desenvolvendo a proposta da REDAÇÃO] Eu inicio lendo a proposta da redação e passo 20min pensando sobre a proposta e possíveis tópicos para abordar no texto. Durante esse tempo, eu aproveito para criar um esqueleto da minha redação (ou seja, uma sequência de ideias ligadas com setinhas na ordem que irei apresentar). Essa etapa é muito importante para poder criar o fio condutor e as transições de ideias. Claro, também nesse tempo é essencial definir claramente a TESE, ou seja, uma FRASE COMPLETA e ter certeza que toda a sua redação estará voltada para essa frase.


--> [2h MATEMÁTICA] No meu caso, deixar matemática por último sempre foi um problema. Então comecei a deixar 2h cravadas no começo e fazer o máximo que eu puder sem exceder esse tempo (isso é muito importante).


--> [1h00 na REDAÇÃO] Em seguida pegava o esqueleto que já havia desenvolvido e escrevia, de fato, a redação. Claro, tendo cuidado para criar as transições e não perder o fio condutor. De tempos em tempos voltando para confirmar se tudo estava voltando para minha tese inicial (o texto tem que ser bem fechadinho!).


--> [1h10 LINGUAGENS] Muita gente me achava louca com esse tempo que deixava para Linguagens e Códigos, mas descobri que dá para fazer a prova toda com esse tempo sim! É uma simples questão de treino. As questões são bem diretas e, na verdade, se você passar muito tempo pensando, tem grandes chances de se confundir. Logo, eu testei fazer a prova super rápido e vi que isso não afetou minha nota (42 acertos). Foi assim que comecei a recomendar que outras pessoas tentassem usar essa estratégia!


--> [30min passar REDAÇÃO a limpo] Chegando no fim da prova, passava a redação a limpo e corrigia as ultimas coisas de vocabulário e gramática.


--> [30min passar GABARITO] Por fim, deixava 30min para passar o gabarito com calma!

Por que eu gostei dessa abordagem? Porque eu acho que ela aproveita muito bem o tempo para redação. Você inicia pensando na proposta, faz a redação no meio e ainda retoma a redação no fim da prova. Logo, você deixa seu subconsciente pensando na redação enquanto faz o resto da prova! E isso ajuda MUITO a ter ideias! Além disso, foi com essa estratégia de tempo que eu consegui tempo suficiente para fazer a prova de matemática completa. Espero que seja útil!!


Para mais dicas curta nossa página!


Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Destaque
bottom of page